Norma ISO/IEC 12207 – Processos do Ciclo de Vida do Software

 

Introdução

Atualmente os softwares, a cada dia que passa, recebem maior importância no controle de sistemas. Levanta-se então a bandeira da “Qualidade de software” desenvolvido pela Indústria do software.
Organizações como o ISO (Institute of Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Commission),  IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), PMI (Project Management Institute), SEI (Software Engineering Institute) dentre outros, propõem  modelos e padrões que visão a melhoria no desenvolvimento de software.

ISO/IEC 12207 – Processos do Ciclo de Vida do Software
A norma ISO/IEC 12207 foi criada em 1995 com o objetivo de estabelecer uma estrutura comum para os processos do ciclo de vida de um software (MACHADO, 2006).

Defende que as atividades devem atingir o propósito do processo e para isso deve adotar as seguintes premissas:

  • Que procedimentos e métodos serão usados para a execução das atividades;
  • Que ferramentas e equipamentos suportarão a realização das atividades, de forma a simplificar e automatizar o trabalho;
  • Qual o perfil adequado de quem irá executar as atividades e qual o treinamento requerido nos procedimentos, métodos, ferramentas para que se possam realizar as atividades de forma adequada;
  • Quais as métricas de processo que poderão ser empregadas para que a execução do processo possa ter a qualidade avaliada.

A norma ISO/IEC 12207 estabelece uma arquitetura de alto nível do ciclo de vida de software que é construída a partir de um conjunto de processos e seus inter-relacionamentos. Os processos são descritos tanto em nível de propósito/saídas como em termos de atividades.

Esta norma é dividida em  três diferentes classes de processos, que são:

  • Processos fundamentais;
  • Processo de apoio;
  • Processos organizacionais.

Os processos fundamentais são necessários para que um software seja executado. Eles iniciam o ciclo de vida e comandam outros processos. São eles:

  • Aquisição;
  • Fornecimento;
  • Desenvolvimento;
  • Operação;
  • Manutenção.

Os processos de apoio auxiliam outro processo. Eles são usados para garantir a qualidade, mas não são fundamentais. São eles:

  • Documentação;
  • Aderência de configuração;
  • Garantia da qualidade;
  • Verificação;
  • Validação;
  • Revisão conjunta;
  • Auditoria;
  • Resolução de problema;
  • Usabilidade;
  • Contrato.

Os processos organizacionais auxiliam a organização e gerência geral dos processos e podem ser empregados fora do domínio de projetos e contratos específicos, servindo para toda a organização. São eles:

  • Gerência;
  • Infra-estrutura;
  • Melhoria;
  • Recursos humanos;
  • Gestão de ativos;
  • Gestão de programa de reuso;
  • Engenharia de domínio.

 Fonte: Wikipédia 

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