Atualmente os softwares, a cada dia que passa, recebem maior importância no controle de sistemas. Levanta-se então a bandeira da “Qualidade de software” desenvolvido pela Indústria do software.
Organizações como o ISO (Institute of Organization for Standardization), IEC (International Electrotechnical Commission), IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), PMI (Project Management Institute), SEI (Software Engineering Institute) dentre outros, propõem modelos e padrões que visão a melhoria no desenvolvimento de software.
ISO/IEC 12207 – Processos do Ciclo de Vida do Software
A norma ISO/IEC 12207 foi criada em 1995 com o objetivo de estabelecer uma estrutura comum para os processos do ciclo de vida de um software (MACHADO, 2006).
Defende que as atividades devem atingir o propósito do processo e para isso deve adotar as seguintes premissas:
- Que procedimentos e métodos serão usados para a execução das atividades;
- Que ferramentas e equipamentos suportarão a realização das atividades, de forma a simplificar e automatizar o trabalho;
- Qual o perfil adequado de quem irá executar as atividades e qual o treinamento requerido nos procedimentos, métodos, ferramentas para que se possam realizar as atividades de forma adequada;
- Quais as métricas de processo que poderão ser empregadas para que a execução do processo possa ter a qualidade avaliada.
A norma ISO/IEC 12207 estabelece uma arquitetura de alto nível do ciclo de vida de software que é construída a partir de um conjunto de processos e seus inter-relacionamentos. Os processos são descritos tanto em nível de propósito/saídas como em termos de atividades.
Esta norma é dividida em três diferentes classes de processos, que são:
- Processos fundamentais;
- Processo de apoio;
- Processos organizacionais.
Os processos fundamentais são necessários para que um software seja executado. Eles iniciam o ciclo de vida e comandam outros processos. São eles:
- Aquisição;
- Fornecimento;
- Desenvolvimento;
- Operação;
- Manutenção.
Os processos de apoio auxiliam outro processo. Eles são usados para garantir a qualidade, mas não são fundamentais. São eles:
- Documentação;
- Aderência de configuração;
- Garantia da qualidade;
- Verificação;
- Validação;
- Revisão conjunta;
- Auditoria;
- Resolução de problema;
- Usabilidade;
- Contrato.
Os processos organizacionais auxiliam a organização e gerência geral dos processos e podem ser empregados fora do domínio de projetos e contratos específicos, servindo para toda a organização. São eles:
- Gerência;
- Infra-estrutura;
- Melhoria;
- Recursos humanos;
- Gestão de ativos;
- Gestão de programa de reuso;
- Engenharia de domínio.
Fonte: Wikipédia