Comparação entre Metodologias RUP e XP

Metodologias para o desenvolvimento de software independente de seus processos específicos buscam reduzir riscos e aumentar a qualidade do produto gerado. As metodologias RUP e XP têm esse fim, pois presentam mesmos valores como, envolvimento do cliente, iterações, testes contínuos e flexibilidade. Porém busca-se esses objetivos de forma diferente, através de implementações diferentes.

 

De forma geral o XP se apresenta como uma metodologia a ser utilizada em projetos onde os requisitos são voláteis ou não claros sendo assim muito flexível, porém existe uma limitação de uso em equipes pequenas, pois não dá ênfase à documentação e sim a comunicação oral restringindo sua aplicação em projetos com equipes distribuídas geograficamente. A divisão de atividades (tarefas e papéis) no XP também não é muito  específica, sendo uma desvantagem para a divisão de responsabilidades em projetos grandes.

 

O RUP estrutura o projeto fazendo uma divisão bem definida de atividades (tarefas e papéis) e define uma coleção de artefatos que são usados como produtos de entrada e de saída de processos. Essa estruturação (com auxílio de softwares) do processo permite que o RUP seja utilizado em projetos grandes, e com distribuição geográfica, com um custo (esforço) adicional de gerência do projeto. Esse custo adicional pode não ser justificável em pequenas equipes.

Veja artigo completo.

Creditos:
Programa de Pós Graduação em Informática Aplicada
PUC – Curitiba, PR
Carlos G. Vasco,
Marcelo Henrique Vithoft,
Paulo Roberto C. Estante

2 thoughts on “Comparação entre Metodologias RUP e XP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *